Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Rei Felipe VI proíbe família de trabalhar no privado

O rei Felipe VI, que tomou posse há um mês e nove dias, tomou uma decisão que marca a diferença para com o reinado do seu pai ao proibir a família real de trabalhar no setor privado.

Rei Felipe VI proíbe família de trabalhar no privado
Notícias ao Minuto

14:28 - 28/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Espanha

A família real espanhola vai conhecer, a partir de 2015, uma nova realidade. O rei Felipe VI determinou que nenhum membro da sua família possa trabalhar no setor privado. Isto para evitar polémicas como a que envolve a infanta Cristina e o marido Iñaki Urdangarin (irmã e cunhado do rei).

Mas recorde-se que da família real só fazem parte os pais, a mulher e as filhas do rei. As irmãs, as infantas Elena e Cristina, são família do rei e não família real.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Segundo o El Mundo, o monarca desvinculou as irmãs, as infantas Elena e Cristina, das habituais atividades da Casa Real privando-as ainda de receber o subsídio para cobrir os gastos de representação que até aqui recebiam.

Segundo os novos “critérios de atuação” impostos pelo Rei, à infanta Elena poderá ser pedido, seja por Felipe VI ou pelo próprio governo, que represente a família real, contudo, só em casos “ocasionais e pontuais”.

E mais. Ainda de acordo com o noticiado pelo El Mundo, o monarca anunciou que a partir de dezembro haverá novas regras quanto ao regime jurídico que permite aos membros da casa real receberem prendas, bem como um novo código de conduta para todos os que trabalham na instituição monárquica.

Felipe VI decidiu ainda submeter as contas da casa real à intervenção do Estado, bem como a elaboração de uma auditoria externa e pública às mesmas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório