Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

O que não teríamos sem a I Guerra Mundial

Esta segunda-feira assinala-se o centenário do início da I Guerra Mundial, que se prolongou durante quatro anos. Uma guerra que matou dez milhões de pessoas e 20 milhões de feridos, mas que deixou também marcas na nossa história e vida. Conheça algumas curiosidades sobre esta guerra que, apesar de tudo, contribuiu para o surgimento de coisas banais nos dias de hoje.

Notícias ao Minuto

12:58 - 28/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Fotogaleria

Completam-se esta segunda-feira 100 anos do início da I Guerra Mundial, que durou quatro anos. Este foi um conflito que envolveu países dos cinco continentes e deixou cerca de dez milhões de mortos e 20 milhões de feridos, representando ainda a queda de quatro impérios, o Russo, o Austro-Húngaro, o Alemão e o Otamano.

Era o chamado período de paz armada, que constituía uma fachada, entre 1871 a 1914, pois vivia-se num clima de rivalidade entre as grandes potências que disputavam as colónias na África e Ásia, além dos territórios do próprio continente.

A eclosão da I Guerra Mundial deu-se com o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria, por um nacionalista jugoslavo. A Casa da Áustria fez um ultimato à Sérvia. As alianças militares foram chamadas ao conflito.

Portugal entrou no conflito só em 1916 e foram cerca de 90 mil os soldados que partiram para as trincheiras.

Conheça algumas coisas que não teríamos caso a I Guerra Mundial não tivesse acontecido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório