Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de mil palestinianos foram mortos desde 8 de julho

Pelo menos mil palestinianos morreram e seis mil ficaram feridos, na maior parte civis, desde que começou a ofensiva de Israel contra a Faixa de Gaza no dia 08 de julho, de acordo com os serviços de socorro locais.

Mais de mil palestinianos foram mortos desde 8 de julho
Notícias ao Minuto

17:33 - 26/07/14 por Lusa

Mundo Gaza

Do lado israelita, 37 soldados morreram durante combates em Gaza, assim como dois civis vítimas dos disparos de lança-foguetes palestinianos.

Um trabalhador agrícola tailandês foi também vítima de um obus e 138 soldados de Telavive foram hospitalizados, nove dos quais em estado grave, assim como três civis israelitas.

O número de mortos palestinianos pode ainda aumentar durante o dia em que decorre o cessar-fogo de 12 horas iniciado às 05:00, porque muitos corpos estão a ser retirados dos escombros, nas zonas bombardeadas pela aviação israelita durante os últimos dias.

As zonas mais afetadas de Gaza são Beit Hanoun, Chajaya e Khan Younes.

Mais de uma centena de cadáveres foram retirados dos edifícios em escombros desde o início das tréguas: 29 em Chajaya, nos arredores da cidade de Gaza; Zeitoun e Touffah; 13 no campo de refugiados de Deir al-Balah, Bureij e Nousseirat; 32 corpos foram encontrados nos escombros de Beit Hanoun e 11 em Khan Younes e Rafah, no sul do enclave.

Achraf al-Qodra, porta-voz dos serviços de socorro de Gaza fala de uma contagem provisória do número de mortos que pode ser superior depois da contagem definitiva das vítimas que estão a ser encontradas nas ruínas das zonas atingidas pelas forças militares de Israel.

Os restos mortais das vítimas estão a ser transportados para diferentes morgues da Faixa de Gaza, nomeadamente as do hospital Kamal Adoune no norte, e de Khan Younes, no sul.

Na última madrugada, horas antes da entrada em vigor do cessar-fogo de 12 horas, 20 pessoas foram mortas pelos ataques de Israel, 11 das quais crianças.

A maior parte das vítimas da última madrugada pertencem à mesma família, disse o responsável pelos serviços de emergência, referindo que entre as crianças mortas encontra-se uma rapariga de um ano de idade e um rapaz de três anos.

De acordo com a UNCEF, "pelo menos 192 crianças" foram mortas em Gaza desde o início da ofensiva de Israel e a Agência para a Ajuda dos Refugiados da Palestina (UNRWA) indica que há pelo menos 160 mil palestinianos deslocados em virtude do ataque de Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório