Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Afeganistão volta a suspender contagem de votos das presidenciais

A comissão eleitoral do Afeganistão voltou hoje a suspender a contagem dos 8,1 milhões de votos da segunda volta das eleições presidenciais por falta de acordo entre os dois candidatos sobre o processo de validação dos boletins.

Afeganistão volta a suspender contagem de votos das presidenciais
Notícias ao Minuto

13:30 - 26/07/14 por Lusa

Mundo Eleições

"A Comissão Eleitoral Independente (IEC, na sigla em inglês) decidiu suspender temporariamente a contagem de votos até ao quarto dia do [festival muçulmano] Eid. Esperamos que seja tempo suficiente para os candidatos resolverem as suas diferenças", disse o presidente da comissão, Ahmad Yusuf Nuristani.

O festival muçulmano Eid, que deverá começar segunda ou terça-feira, marca o fim do jejum do Ramadão.

As divergências entre os dois candidatos à segunda volta das eleições presidenciais de 14 de junho, Abdullah Abdullah e Ashraf Ghani, estão relacionadas principalmente com o processo que permite declarar inválido um voto considerado fraudulento.

A contagem dos votos começou a 17 de julho, mas tem sido perturbada por várias suspensões.

"A contagem decorre muito lentamente, os representantes dos candidatos abandonaram os locais pela terceira vez numa dezena de dias por causa dos seus diferentes pontos de vista", assinalou Nuristani.

A operação, organizada na sede da IEC em Cabul, deverá decidir entre os dois candidatos, que se acusam mutuamente de terem beneficiado de fraudes eleitorais.

No total, a contagem deveria demorar três semanas, mas com os atrasos acumulados, a estimativa é que se prolongue. Inicialmente, a investidura do novo presidente estava prevista para 02 de agosto.

Há duas semanas, os dois candidatos concordaram, sob o patrocínio do secretário de Estado norte-americano John Kerry, em tentar eliminar do escrutínio os votos fraudulentos.

O acordo previa a contagem de cerca de 23 mil urnas na presença de observadores nacionais e internacionais.

Hoje, 67 por cento das urnas tinham sido trazidas para a sede da IEC em Cabul pelo exército afegão, apoiado pela missão da NATO no Afeganistão (ISAF).

O encerramento do processo eleitoral é considerado crucial para salvar a credibilidade da eleição presidencial, estabelecer a legitimidade do presidente afegão e estabilidade futura do país, nas vésperas da retirada das forças da NATO.

A operação de contagem dos votos decorre num contesto de renovada violência no Afeganistão, com ataques quase diários contra civis e as forças de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório