Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Kerry prossegue em Paris negociações sobre Gaza

O secretário de estado norte-americano, John Kerry, chegou hoje a Paris, proveniente do Cairo, para prosseguir as negociações sobre a situação em Gaza, onde desde hoje de manhã se cumpre uma trégua de 12 horas.

Kerry prossegue em Paris negociações sobre Gaza
Notícias ao Minuto

10:42 - 26/07/14 por Lusa

Mundo Conflito

Na sua intervenção sexta-feira na capital egípcia, Kerry afirmou que se reunirá com alguns dos seus homólogos e com "outros atores importantes nesta discussão" com o objetivo de "encurtar a distância" entre Israel e o movimento islamita Hamas, envolvidos num conflito que dura há 19 dias e já fez cerca de 900 mortos, na grande maioria palestinianos.

O dia começa "pelo menos com a possibilidade de uma extensão do cessar-fogo, uma possibilidade real. Esperemos que, se conseguirmos algum progresso, as pessoas dessa região, que merecem a paz, possam dar um passo em direção a esse objetivo", acrescentou Kerry.

A embaixada norte-americana em Paris divulgou hoje na sua conta oficial na rede social Twitter uma fotografia de Kerry à saída do avião, mas não avançou mais detalhes sobre a agenda do dia.

Fontes diplomáticas francesas avançaram que Kerry participará num encontro no Ministério dos Negócios Estrangeiros francês em que estarão também os seus homólogos da França, Alemanha, Reino Unido, Turquia, Qatar e União Europeia.

Com o périplo diplomático iniciado na segunda-feira, John Kerry espera conseguir pôr fim à ofensiva israelita em Gaza, que começou a 08 de julho e já terá morto cerca de 900 palestinianos, incluindo centenas de crianças.

Cerca de 600 palestinianos morreram apenas na última semana depois de o exército israelita ter lançado uma ofensiva terrestre em Gaza na qual morreram 37 soldados, segundo os dados mais recentes do conflito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório