Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Dilma cria comité para prevenir tortura em esquadras e cadeias

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, criou hoje um comité para prevenir a tortura nas esquadras da polícia, prisões, centros psiquiátricos ou lares, segundo fontes oficiais.

Dilma cria comité para prevenir tortura em esquadras e cadeias
Notícias ao Minuto

21:09 - 25/07/14 por Lusa

Mundo Brasil

O comité será integrado por 23 pessoas, 11 designadas pelo Governo e 12 por organismos civis de direitos humanos, e terá como missão recomendar medidas pata erradicar a tortura e depois monitorizará o cumprimento desses princípios.

A Presidente brasileira afirmou que a tortura é "um cancro" que "compromete toda a sociedade".

"Uma sociedade que tortura é uma sociedade que se corrói por dentro, que se devora por dentro", afirmou Rousseff na cerimónia de apresentação do comité, realizada no Palácio do Planalto, sede da presidência brasileira.

Dilma Rousseff, que foi vítima de tortura durante a ditadura militar, quando esteve presa entre 1970 e 1972 pela sua militância em grupos de esquerda que se opunham ao regime, emocionou-se em várias ocasiões durante a cerimónia.

A Presidente afirmou que o Brasil "está preparado" para combater a tortura, que "se converteu numa prática de combate político", na ditadura, que durou entre 1964 e 1985.

Várias organizações de direitos humanos denunciam frequentemente práticas abusivas e torturas nas esquadras de polícia e nas cadeias brasileiras.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório