Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Especialistas vão ensinar comunidades a conviver com elefantes

Comunidades da província de Cabinda, no norte de Angola, vão receber formação, por especialistas estrangeiros, sobre como conviver com elefantes sem os abater, informou hoje fonte do Ministério do Ambiente angolano.

Especialistas vão ensinar comunidades a conviver com elefantes
Notícias ao Minuto

20:13 - 25/07/14 por Lusa

Mundo Angola

O assunto foi abordado numa reunião entre o coordenador do projeto transfronteiriço Maiombe, Agostinho Chicaia, e a ministra do Ambiente de Angola, Fátima Jardim, além das autoridades tradicionais do município do Buco Zau.

Embora sem adiantar pormenores sobre os especialistas contratados, Agostinho Chicaia, citado pela agência de notícias Angop, frisou que o projeto visa travar os constantes conflitos entre homens e elefantes em Cabinda.

A formação arranca em outubro e baseia-se na educação das comunidades sobre como conviverem pacificamente com os animais.

Por seu turno, Fátima Jardim manifestou a sua preocupação com a situação, sublinhando que as ações de educação e sensibilização pretendem alterar este cenário de conflito.

Neste encontro, a governante angolana ficou a saber que existem aldeias no Buco Zau abandonadas pela população devido à presença e ataques dos elefantes às culturas.

No início do mês, as autoridades angolanas admitiram a insuficiência de meios para conseguir combater a destruição provocada por manadas de elefantes na província do Cuanza Norte, uma situação que se repete em vários outros pontos do país.

Ainda este mês, situações semelhantes foram relatadas por populares das províncias de Benguela, centro sul de Angola, e em Cabinda, a norte, com ataques por manadas de elefantes às culturas de banana, milho, feijão ou mandioca, a um ritmo praticamente diário.

Este tipo de ataques é recorrente em Angola, nomeadamente quando os animais procuram alimentação ou água, geralmente nas suas rotas de transumância.

Frequentemente, estes casos terminam com a morte de camponeses e ataques diretos da população às manadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório