Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

230 mil pessoas já abandonaram casas devido ao conflito

Um total de 230 mil pessoas abandonaram as suas casas devido à espiral crescente do conflito na Ucrânia, anunciou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

230 mil pessoas já abandonaram casas devido ao conflito
Notícias ao Minuto

12:10 - 25/07/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

O porta-voz da ACNUR, Dan McNorton, disse aos jornalistas que 100 mil pessoas deixaram a zona de conflito, no leste do país, e deslocaram-se para outras regiões da Ucrânia, enquanto outras 130 mil atravessaram a fronteira com a Rússia.

"O número de pessoas deslocadas originárias de Donetsk e Lugansk aumentou fortemente desde o início de junho", explicou Dan McNorton.

O responsável da agência da ONU referiu que as pessoas abandonaram as suas casas devido a "preocupação com a sua segurança e o medo de serem apanhados em meio aos combates".

Pelo menos 17 civis morreram nas últimas 24 horas devido aos combates entre as forças ucranianas e os rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia, anunciaram hoje fontes oficiais ucranianas.

Na região de Donetsk, que tinha cerca de um milhão de pessoas antes do início do conflito, morreram 14 pessoas e outras 13 ficaram feridas, segundo o governo regional, leal a Kiev.

Em Lugansk, cenário dos combates mais intensos há várias semanas e submetida a fogo artilharia de diário, morreram três civis e outros sete ficaram feridos, segundo a assembleia municipal da cidade, habitada por meio milhão de cidadãos antes da guerra.

No espaço de três meses, o conflito entre os rebeldes pró-russos e forças leais ao Governo de Kiev já matou mais de mil pessoas, incluindo quase 300 passageiros de um voo da Malaysia Airlines -- no dia 17 de julho - que caiu na região leste da Ucrânia, alegadamente abatido por um míssil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório