Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Primeiro-ministro impedido de viajar de avião a partir de aeroporto militar

O Governo líbio informou hoje que o primero-ministro foi impedido por uma milícia de viajar de avião a partir do aeroporto militar de Miitiga, perto de Tripoli, após o fecho do aeroporto internacional da capital, devido a combates.

Primeiro-ministro impedido de viajar de avião a partir de aeroporto militar
Notícias ao Minuto

22:57 - 24/07/14 por Lusa

Mundo Líbia

"Durante um atentado à legitimidade do Estado, os grupos que controlam o aeroporto de Miitiga impediram hoje o primeiro-ministro interino, Abdallah al-Theni, e um alguns ministros de viajar a partir daquele aroporto", indica um comunicado governamental publicado numa página oficial da internet.

Al-Theni pretendia viagar até Tobruk, no leste da Líbia, para manter uma "série de encontros e reuniões", adiantou a fonte.

Para alguns observadores, este incidente evidencia mais uma vez a fraqueza das autoridades governamentais perante as milícias que fazem a lei no país.

O anterior primeiro-ministro, Ali Zeida, esteve retido por uma milícia durante horas, em outubro passado.

O aeroporto de Miitiga dispõe de capacidade limitada, é sobretudo utilizado para voos VIP ou militares. O espaço é controlado pelas milícias islamitas depois da queda do regime de Mouammar Kadhafi, em 2011.

O aeroporto internacional de Tripoli está fecehado desde 13 de julho no seguimento de combates entre milícias rivais que causaram pelo menos 47 mortos e 120 feridos, segundo uma estimativa do ministério da Saúde publicada sábado passado.

Estes confrontos, os mais violentos em Tripoli desde a queda do regime de Kadhafi, eclodiram depois de um ataque lançado por um grupo armado, composto por combatentes islamitas e antigos rebeldes da cidade de Misrata (a 200 quilómetros a este de Tripoli), contra ex-rebeldes de Zenten (a 170 quilómetros a sudoeste de Tripoli), seus antigos colegas de armas.

Considerado pelos seus rivais como o braço armado do movimento liberal, os ex-rebeldes de Zenten passaram a controlar, após a queda de Kadhafi, o aeroporto de Tripoli e ouros locais militares e civis do sul da capital.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório