Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Acusado de apoio aos separatistas, Partido comunista perde grupo parlamentar

O presidente do parlamento ucraniano, Olexander Turchinov, anunciou hoje à dissolução do grupo parlamentar do Partido Comunista Ucraniano (PCU) pró-russo, acusado de apoiar o separatismo.

Acusado de apoio aos separatistas, Partido comunista perde grupo parlamentar
Notícias ao Minuto

15:28 - 24/07/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

"É um momento histórico, Espero que nunca mais exista um grupo comunista no parlamento ucraniano", declarou perante os deputados, após ter utilizado uma lei recentemente aprovada que concede ao presidente do hemiciclo o direito de dissolver grupos parlamentares "por razões técnicas". A medida vai diminuir a influência do partido nos trabalhos parlamentares.

O Presidente Petro Porochenko promulgou esta semana uma lei que permite ao líder do parlamento dissolver um grupo cujo número de membros se tornou inferior à formação parlamentar mais pequena criada após as legislativas. O número de deputados do PCU caiu recentemente de 33 para 23 deputados no parlamento ucraniano.

Em paralelo, e por iniciativa do ministro da Justiça, um tribunal ucraniano começou a examinar na terça-feira a questão da proibição do PCU.

Segundo serviços de segurança ucranianos (SBU), os comunistas ucranianos apoiam os rebeldes pró-russos no leste da Ucrânia.

Desde o início dos confrontos entre os apoiantes de um Governo centralizado e os defensores de um Estado federal descentralizado, as forças da ordem acusaram as secções locais do PCU de colaboração ativa "com os terroristas", numa referência aos rebeldes que controlam diversas regiões do leste do país.

O chefe do PCU, Petro Simonenko, já considerou a decisão ilegal e em declarações à rádio liberal russa Ecos de Moscovo prometeu "resistir".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório