Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Número de mortos no duplo atentado na Nigéria sobe para 85

O número de mortos no duplo atentado à bomba de quarta-feira em Kaduna, no noroeste da Nigéria, subiu para 85, segundo um novo balanço de fontes hospitalares citadas pela agência EFE.

Número de mortos no duplo atentado na Nigéria sobe para 85
Notícias ao Minuto

11:28 - 24/07/14 por Lusa

Mundo Balanço

Perto das 12:45 locais (11:45 em Lisboa) um carro bomba explodiu perto da escolta que acompanhava o ex-presidente nigeriano e principal líder da oposição, Muhammadu Buhari, acompanhado pelo clérigo islâmico Dahiru Bauchi, conhecido pela sua oposição ao grupo extremista islâmico Boko Haram, que tem aterrorizado o norte do país.

Ambos saíram ilesos do atentado, o que, segundo Buhari, era o objetivo dos terroristas.

"(O veiculo) investiu contra a minha viatura e destruiu imediatamente os três carros da nossa escolta", relatou Buhari num comunicado emitido na quarta-feira.

A segunda explosão deu-se duas horas mais tarde a poucos quilómetros de onde ocorreu a primeira, numa zona popular da cidade conhecida por "Kawo Motor Park", onde existe uma estação de transportes públicos.

Fontes hospitalares para onde foram levados os corpos das vítimas das explosões afirmaram à EFE que um total de 85 pessoas perderam a vida no duplo atentado.

A polícia e a agência nacional de gestão de acidentes contabilizaram pelo menos 42 mortos na quarta-feira, mas informaram que este número poderia aumentar devido ao estado grave em que se encontravam alguns dos feridos.

O caos causado pelo duplo atentado levou as autoridades a decretar um recolher obrigatório de 24 horas de modo a que as forças de segurança possam restabelecer a ordem.

Ainda nenhum grupo reivindicou o ataque, mas existem fortes suspeitas que os responsáveis tenham sido membros do Boko Haram, que intensificou os seus ataques no norte do país e mantêm sequestradas mais de 200 raparigas há mais de três meses.

O Boko Haram, que em línguas locais significa "a educação não islâmica é pecado", luta pelo estabelecimento de um estado islâmico na Nigéria, um país maioritariamente muçulmano no norte, e predominantemente cristão no sul.

Durante este ano, o grupo islâmico já matou perto de 3.000 pessoas, e mais de 12.000 desde 2009, segundo cálculos do Governo nigeriano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório