Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente timorense felicita novo homólogo indonésio

O Presidente timorense, Taur Matan Ruak, felicitou hoje o novo chefe de Estado indonésio, Joko Widodo, e expressou votos de aprofundamento das "boas relações de cooperação e amizade" entre os dois países, anunciou a presidência de Timor-Leste.

Presidente timorense felicita novo homólogo indonésio
Notícias ao Minuto

11:31 - 24/07/14 por Lusa

Mundo Diplomacia

Segundo um comunicado hoje divulgado, Taur Matan Ruak contactou o novo Presidente da Indonésia, felicitando-o pela vitória nas eleições realizadas no passado dia 09 de julho.

"Quero felicitá-lo pelo sucesso alcançado nas eleições presidenciais este ano. Acredito que as boas relações de cooperação e amizade entre Timor-Leste e a Indonésia se irão manter e aprofundar com a sua liderança. Espero que possamos trabalhar em conjunto em prol do progresso dos Estados de Timor-Leste e da Indonésia", afirmou o chefe de Estado timorense, que tratou o novo Presidente indonésio por 'Jokowi', alcunha por que é conhecido.

O candidato à presidência da Indonésia Prabowo Subianto já anunciou uma contestação aos resultados eleitorais junto do Tribunal Constitucional, depois de a sua equipa ter acusado o vencedor, Joko Widodo, de "fraudes em massa".

Os apoiantes de Joko Widodo, de 53 anos, consideram que ele vai prosseguir as reformas democráticas da era pós-Suharto (1967-1998). Este antigo vendedor de móveis é o primeiro candidato presidencial sem ligações à ditadura do passado.

Prabowo Subianto, de 62 anos, é um antigo genro de Suharto, que reconheceu ter ordenado o sequestro de militantes pró-democracia no final da era Suharto e algumas organizações não-governamentais acusam-no de ter cometido violações dos direitos humanos em Timor-Leste, durante a luta pela independência do território, duramente reprimida pelas forças especiais que comandava.

O vencedor do escrutínio sucede a Susilo Bambang Yudhoyono, impedido pela Constituição de se voltar a candidatar depois de ter cumprido dois mandatos de cinco anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório