Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Avião argelino desaparece dos radares com 116 pessoas a bordo

A companhia Air Algerie informou ter perdido o contacto com o avião AH 5017, que ligava a Burkina Faso à Argélia. A bordo estariam 116 pessoas, 110 passageiros e 6 membros da tripulação.

Notícias ao Minuto

11:55 - 24/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo AH 5017

[13h55] Informações libertadas recentemente pelo ministro do Interior do Burkina Faso, citadas pelo Huffington Post, referem que na aeronave viajavam 50 franceses, juntamente com 24 habitantes do Burkina Faso, cinco canadianos, quatro argelinos, seis libaneses, cinco canadianos, quatro argelinos, um luxemburguês, um suíço, um nigeriano, um camaronês e um habitante do Mali.

A mesma fonte refere que a última mensagem recebida do avião pela torre de controle em Niger, pediu para alterar a sua rota devido a chuvas fortes que se faziam sentir naquela região.

[11h55] Ouvido pela agência Associated France Press uma fonte não identificada da companhia aérea Air Algerie referiu que foi pedido aos pilotos que alterassem a sua rota, devido à baixa visibilidade no local, sendo que de seguida se perdeu o contacto com a aeronave.

“O avião não estava longe da fronteira argelina quando foi pedido que alterasse a sua rota por causa da baixa visibilidade e para evitar uma colisão com outro avião na rota Argel-Bamako”, referiu a fonte da companhia aérea citada pela AFP.

[11h32] Entretanto, a companhia aérea espanhola Swiftair confirmou à Reuters que não tinha contacto com uma das suas aeronaves de modelo MD-83, que estaria a ser operada pela companhia argelina.

[11h00] A Air Algerie terá perdido o contacto com o voo AH 5017, que partiu de Burkina Faso com destino a Argel, na Argélia.

O contacto foi perdido 50 minutos após o avião ter descolado, indicaram as autoridades à Reuters. O voo desaparecido é um Air Bus A320 que transportava 110 passageiros e 6 membros da tripulação.

A rota seguida pelo voo AH 5017, que partiu de Ouagadougou, passaria por cima do Mali, onde decorre um conflito armado, e deveria ter alcançado o seu destino pelas 5 horas e 10 minutos.

"Os serviços de navegação aérea perderam o contato com um avião da Air Algérie que voava nesta quinta-feira de Ouagadougou a Argel, 50 minutos após a descolagem", anunciou a companhia argelina, citada pela agência APS.

[notícia atualizada às 13:57]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório