Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Deixe as palavras cruzadas e vá ao ginásio ou à praia

As declarações recentes de um professor de neurociência prometem lançar polémica. É que, em declarações ao The Economist, Nicholas Spitzer alegou que ir ao ginásio ou bronzear-se fará mais pela sua inteligência do que palavras cruzadas ou ouvir música clássica.

Deixe as palavras cruzadas e vá ao ginásio ou à praia
Notícias ao Minuto

14:42 - 23/07/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Curiosidades

Em entrevista ao The Economist, Nicolas Spitzer, um professor de neurociência da Universidade da Califórnia, alegou que fazer puzzles e ouvir música pode melhorar a sua concentração momentaneamente, mas não o torna, de facto, mais inteligente.

Porém, alega este especialista que fazer exercício poderá ser mais estimulante para o seu cérebro, uma vez que a prática desportiva é fundamental para a função cognitiva.

“Deixem-me desmistificar um mito do desenvolvimento do cérebro. Muitas pessoas pensam que a música clássica melhorar a função cerebral (o efeito Mozart) ou que jogar um jogo específico aumenta a função cognitiva humana. Estas teorias têm sido analisadas em detalhe e não se comprovam. É desapontante de certa forma, mas descobrimos que o exercício físico é essencial para a função cerebral”, referiu Spitzer ao jornal The Economist.

Mas desengane-se se pensa que ficamos por aqui. É que este professor norte-americano defende que o exercício físico pode também ser a exposição ao sol. Segundo Spitzer, apanhar sol altera a química humana, fazendo com que o cérebro humano altere o seu comportamento, através de fatores ambientais.

É que quando estamos no interior de um quarto, seja porque está frio ou a chover, o nosso cérebro recebe a informação de que é tempo de poupar energia, logo diminui todas as funções corporais, incluindo as cognitivas.

Impressionado? Então saiba também que um estudo recente, citado pela Quartz refere que o orgasmo feminino aumenta o fluxo sanguíneo para todas as regiões do cérebro, o que faz com que as funções cognitivas melhorem de forma global.

Se calhar é tempo de sair à rua e partir em busca de novas atividades.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório