Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Guiné Equatorial vai criar centro de estudos de expressão portuguesa

A Guiné Equatorial vai ter, no próximo ano, um centro de estudos multidisciplinares de expressão portuguesa dedicado à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, organização em que entrou hoje, anunciou em Díli o Presidente, Teodoro Obiang Nguema.

Guiné Equatorial vai criar centro de estudos de expressão portuguesa
Notícias ao Minuto

14:12 - 23/07/14 por Lusa

Mundo Obiang

"O governo da Guiné Equatorial acaba de aprovar a criação de um centro de estudos multidisciplinares de expressão portuguesa dedicado aos países da CPLP, cujas portas se abrirão ao público no ano escolar de 2015", disse Teodoro Obiang durante a sua intervenção numa sessão fechada, na X conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que hoje aprovou em Díli a adesão de Malabo como membro de pleno direito.

Obiang pediu o apoio aos restantes países da organização "para o fomento e divulgação do português mediante a concessão de bolsas, criação de centros culturais de expressão portuguesa, apoio técnico e financeiro ao ensino do português com envio de professores e material didático".

O desenvolvimento das trocas comerciais e de investimento são outras propostas de Malabo para "consolidar esta integração".

Uma das condições impostas anteriormente pela CPLP para a entrada da Guiné Equatorial era a promoção do português e, nesse sentido, Teodoro Obiang recordou que o seu Governo aprovou, através da lei número 6/2011, "a língua portuguesa como idioma oficial da Guiné Equatorial" e está a tomar "as medidas necessárias para o seu ensino nas escolas oficiais e para o seu uso nas escolas oficiais e nos meios de comunicação do país".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório