Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA classificam como inapropriada venda navios de guerra pela França à Rússia

A venda de navios de guerra franceses à Federação Russa é "totalmente inapropriada" devido ao papel dos dirigentes de Moscovo na crise ucraniana, considerou hoje a diplomacia norte-americana.

EUA classificam como inapropriada venda navios de guerra pela França à Rússia
Notícias ao Minuto

20:02 - 22/07/14 por Lusa

Mundo Reação

"Entendemos que ninguém deve fornecer armas à Rússia", afirmou uma porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf, citado pela agência noticiosa AFP.

Os dirigentes dos EUA têm expresso a sua oposição à venda de dois navios de guerra, tipo Mistral, pela França à Rússia.

O Presidente francês, François Hollande, disse na segunda-feira, em Paris, que a entrega à Rússia dos navios, fabricados em França, vai "depender da atitude" de Moscovo face ao conflito ucraniano.

"A segunda embarcação deve estar concluída em outubro", disse Hollande durante um jantar com jornalistas, em Paris, quando questionado sobre as duas fragatas encomendadas pela Rússia aos estaleiros franceses.

O contrato "fica concluído com a entrega da segunda fragata Mistral. Tudo depende da atitude da Rússia. Digo-o claramente, mas, nesta altura, não estão decididas sanções que nos obriguem a renunciar aos contratos", acrescentou.

"Caso venham a concretizar-se sanções, elas devem ser implementadas ao nível do Conselho Europeu", disse ainda o chefe de Estado francês.

Sobre a entrega da primeira fragata, o Presidente da França disse que "os russos já a pagaram" e recordou que, caso a embarcação não seja entregue, os franceses teriam de reembolsar Moscovo em mais de 1.200 milhões de euros.

No Reino Unido, o primeiro-ministro David Cameron disse, também na segunda-feira, que a França deveria suspender a entrega dos navios e pediu a todos os países europeus que congelassem a venda de armas a Moscovo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório