Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Kiev lança investigação contra ministro da Defesa da Rússia

As autoridades de Kiev anunciaram uma investigação criminal contra o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, e um milionário de Moscovo que alegadamente organiza e financia os "grupos armados ilegais" na Ucrânia.

Kiev lança investigação contra ministro da Defesa da Rússia
Notícias ao Minuto

19:52 - 22/07/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

A investigação ucraniana é anunciada precisamente um mês após a Rússia ter iniciado uma investigação contra o ministro do Interior do Executivo de Kiev, Arsen Avakov, e a um magnata que os russos acusam de estar envolvido na morte de civis e jornalistas no leste da Ucrânia.

Avakov, que anunciou hoje a ação contra os dois russos, afirma através de comunicado que o ministro da Defesa da Rússia é suspeito de organização de grupos armados ilegais em território ucraniano.

O nacionalista russo Konstantin Malofeev, um enigmático homem de negócios de Moscovo, é acusado por Kiev de ligações diretas com os líderes separatistas na Ucrânia, estando, alegadamente, a financiar as milícias na zona da fronteira.

Avakok acrescenta no comunicado que os separatistas "são comandados por cidadãos russos que usam armas contra as autoridades ucranianas, "causando perda de vidas, destruição e outras sérias consequências".

Kiev acredita que os russos estão a abastecer os separatistas com armamento que está a ser utilizado no cerco do "coração industrial" do Leste da Ucrânia há cerca de três meses.

A Ucrânia acusa também Moscovo de cumplicidade no ataque contra o voo MH17 da Malaysia Airlines pelos separatistas, na sexta-feira, e que fez 298 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório