Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Brasil iniciou formação de tropa especial em São Tomé e Príncipe

Militares das forças armadas, Guarda Costeira e Guarda Presidencial começaram hoje uma formação de fuzileiros navais para a criação de uma tropa especial de componente naval em São Tomé e Príncipe, no âmbito da cooperação militar com o Brasil.

Brasil iniciou formação de tropa especial em São Tomé e Príncipe
Notícias ao Minuto

18:52 - 22/07/14 por Lusa

Mundo Ação

Durante quatro meses, os 30 militares são-tomenses terão um curso intensivo, com apoio técnico e logístico da cooperação militar com o Brasil.

O encarregado de negócios da embaixada do Brasil em São Tomé, Maurício do Carmo considerou a formação como "um dos desígnios maiores" da cooperação militar entre os dois países.

"A embaixada do Brasil entende como passo precioso a presente cooperação (militar) que começou com a transferência de bem patrimoniais e de consumo para a Guarda Costeira de são Tomé e Príncipe", recordou o diplomata, aludindo à recente oferta de uma fragata brasileira àquela componente militar são-tomense.

"É uma satisfação contribuir para o fortalecimento da Guarda Costeira de um país amigo, que comunga os mesmos ideais pacíficos bem impressos na Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), da qual fazem parte o Brasil e são Tomé e Príncipe", sublinhou.

O governo são-tomense considera de "um marco histórico nas forças armadas" a realização desta formação.

"O Brasil tem sido um grande parceiro de São Tomé e Príncipe no quadro das reformas das forças armadas", defendeu o chefe de Estado-Maior das Forças Armadas de São Tomé e Príncipe, brigadeiro Justino Lima, sublinhando que o curso visa "responder a um desafio nacional e internacional".

"Ajuda-nos a confrontar o problema da pirataria marítima e também capacita os nossos militares que poderão ser chamados um dia para responder a uma solicitação no quadro do apoio internacional", explicou o comandante militar são-tomense.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório