Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Casamentos prematuros contribuem para pobreza de Moçambique

Uma organização de direitos humanos afirma que Moçambique continua entre os dez países com mais casamentos prematuros do mundo, com consequências para a saúde das jovens que também contribuem para a perpetuação da pobreza.

Casamentos prematuros contribuem para pobreza de Moçambique
Notícias ao Minuto

14:12 - 22/07/14 por Lusa

Mundo Organização

O coordenador do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança, Albino Francisco, indicou que os dados oficiais mostram que 48% das mulheres com idades entre os 20 e 24 anos tenham casado antes dos 18 anos e 10 por cento antes dos 15 anos.

"A situação é preocupante e a redução do problema é muito lenta: nos últimos 10 anos, só desceu de 56% para 48%", afirmou à agência Lusa em Londres, onde participa na "Cimeira da Rapariga" co-organizada pelo governo britânico e pela UNICEF para combater a Mutilação Genital Feminina e o Casamento Prematuro.

Moçambique ocupa atualmente, em conjunto com Madagáscar, o 10º lugar dos países com maior prevalência de casamentos prematuros, que Albino Francisco atribui aos elevados índices pobreza, sobretudo nas zonas rurais, e a práticas culturais enraizadas em Moçambique.

Por outro lado, o ativista critica o governo por ter despertado tarde para o fenómeno e só recentemente ter criado uma estratégia e campanha nacionais de combate aos casamentos prematuros.

"Não existem políticas nem programas concretos ao nível governamental para fazer face a este problema. O quadro legal é suficiente informado para a proteção da criança, mas tem muitas lacunas no que diz respeito a questão do casamento prematuro", enfatizou o coordenador do Fórum da Sociedade Civil para os Direitos da Criança.

A organização não governamental continua a fazer pressão junto das autoridades para rever o quadro legal para passar a criminalizar o casamento prematuro, cujo impacto pode ter várias vertentes.

"Há consequências a nível da saúde sexual e reprodutiva, ligadas à gravidez precoce porque a rapariga não esta preparada para receber filho, o que pode resultar na mortalidade infantil e materna ou na contração de fístula obstétrica", referiu.

Segundo Albino Francisco, 35% raparigas engravidam precocemente, o que em certos casos pode acontece entre os 11 e 13 anos.

Disse ainda que o casamento prematuro é uma causa de abandono da educação após a 5ª ou 6ª classe, o que contribui para reduzir o potencial na produtividade do país que estas raparigas poderia tem enquanto capital humano.

"Contribui para que o ciclo intergeracional de pobreza se mantenha", lamentou.

A "Cimeira da Rapariga", que se realiza hoje em Londres e junta representantes de governos e da sociedade civil, organizações internacionais e entidades privadas, vai tentar adotar iniciativas e recomendações de combate ao casamento prematuro, que se estima afetar todos os anos 14 milhões de jovens raparigas.

"É um veiculo importante para tentar influenciar políticos a tomarem decisões mais contundentes para combater este mal, aprovando não só políticas e programas, mas também recursos adequados. É preciso aproveitar este movimento global para que casamento prematuro fique na agenda política", defendeu Albino Francisco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório