Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Peritos expressam indignação face a leis homofóbicas

Participantes na conferência internacional sobre VIH expressaram a sua indignação em relação a países com leis que estigmatizam a homossexualidade, acusando essas nações de promover a disseminação do vírus da sida.

Peritos expressam indignação face a leis homofóbicas
Notícias ao Minuto

12:15 - 22/07/14 por Lusa

Mundo VIH/SIDA

Este assunto divide de forma acentuada os países ricos, contra a discriminação dos homossexuais, dos estados mais pobres, que têm adotado legislação homofóbica.

A Prémio Nobel da Medicina e coautora da descoberta do vírus da sida, Françoise Barré-Sinoussi chamou a atenção para uma realidade cruel em todo o mundo: "o estigma e a discriminação continuam a ser as principais barreiras para o acesso efetivo aos cuidados".

"Precisamos de gritar bem alto que não vamos ficar parados quando os governos, violando os princípios dos direitos humanos, estabelecem leis monstruosas que apenas marginalizam as populações já vulneráveis", declarou, citada pela agência France Presse.

Especialistas presentes na conferência internacional avisam que se os homossexuais ou bissexuais são ameaçados com prisão ou perseguição, evitarão fazer o teste da sida ou procurar tratamento caso já estejam infetados: "esta atmosfera tóxica de silêncio e medo é um perfeito terreno fértil para a propagação do VIH".

Os cerca de 12 mil participantes na conferência de Melbourne são convidados a assinar uma declaração que salienta que os homossexuais e transgénero "devem ter os mesmos direitos e igualdade de acesso à prevenção, assistência, informação e serviços para a sida".

Segundo um relatório da ONUSIDA divulgado na semana passada, 79 países têm leis que criminalizam as relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo e sete deles preveem a pena de morte.

Enquanto os direitos dos homossexuais têm aumentado nos países ocidentais, noutros estados, como em alguns africanos e na Rússia, tem-se reforçado a legislação contra a homossexualidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório