Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Confrontos violentos registados no aeroporto de Tripoli

Grupos armados rivais envolveram-se hoje em confrontos junto ao aeroporto de Tripoli, depois de na semana passada a infraestrutura ter sida encerrada após combates violentos, disseram à France Presse um responsável da segurança do aeroporto e testemunhas.

Confrontos violentos registados no aeroporto de Tripoli
Notícias ao Minuto

10:12 - 20/07/14 por Lusa

Mundo Rivalidade

"O aeroporto foi atacado esta manhã com disparos de morteiro, 'rockets' e balas dos tanques de combate. Este foi o ataque mais violento", desde o início da ofensiva no domingo, disse à Agência France Presse (AFP) Al-Jilani Al-Dahech, responsável da segurança do aeroporto, precisando que um avião líbio estava a arder na pista.

Fotos publicadas nas redes sociais mostram um aparelho da Libyan Airlines em fogo e colunas de fumo sobre o aeroporto.

Al-Dahech disse que as brigadas da cidade de Zenten (a 170 quilómetros a sudoeste de Tripoli) ripostavam ao ataque levado a cabo por milícias da cidade rival de Misrata (200 km a leste de Tripoli) e outros grupos islamitas do oeste de Tripoli.

Al-Dahech não precisou se os combates de hoje causaram vítimas.

Habitantes de Qasr Ben Ghechir, junto ao aeroporto, relataram a ocorrência de combates "muito violentos".

O aeroporto de Tripoli está encerrado desde 13 de julho, na sequência de um ataque levado a cabo por uma aliança de milícias islamitas e de grupos de Misrata para expulsar as brigadas de Zenten que controlam o aeroporto desde 2011, assim como várias posições militares e civis no sul da capital.

Mais de dez aviões líbios afetados pelos confrontos, que se inscrevem no quadro de uma luta de influência política entre liberais e islamitas, mas também regional entre as cidades rivais de Zenten e de Misrata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório