Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Líder do Boko Haram reclama atentados em Abuja e Lagos

O líder dos rebeldes terroristas nigerianos Boko Haram reclamou hoje, num vídeo enviado à agência de notícias AFP, a responsabilidade pelos atentados de 25 de junho na capital da Nigéria, Abuja, e em Lagos.

Líder do Boko Haram reclama atentados em Abuja e Lagos
Notícias ao Minuto

13:10 - 13/07/14 por Lusa

Mundo Nigéria

No vídeo, de 16 minutos, Abubakar Shekau também mostra o seu apoio ao Estado Islâmico, um grupo de rebeldes que tomou conta de largas partes do território do Iraque e da Síria.

Na gravação, o líder do Boko Haram goza ainda com a campanha que decorre nas redes sociais para a libertação de mais de 200 meninas em idade escolar que foram raptadas a 14 de abril.

"Fomos nós que detonámos a bomba na imunda Abuja", diz Shekau, referindo-se ao ataque a um conhecido centro comercial, no qual morreram pelo menos 22 pessoas.

Mais tarde, nesse mesmo dia, uma grande explosão abalou a região portuária de Lagos, mas as autoridades atribuíram o sucedido a uma explosão de gás. No entanto, uma investigação da AFP já tinha revelado que a explosão tinha sido um ataque com explosivos.

"Vocês dizem que foi um incidente", acrescentou o rebelde. "Bom, se conseguem esconder a verdade das pessoas, não conseguem escondê-la de Alá", concluiu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório