Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Novo governo de Bissau integrado maioritariamente por figuras do PAIGC

O novo Governo constitucional da Guiné-Bissau hoje anunciado é integrado na sua maioria por figuras do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), mas também por elementos de partidos da oposição.

Novo governo de Bissau integrado maioritariamente por figuras do PAIGC
Notícias ao Minuto

19:37 - 04/07/14 por Lusa

Mundo Guiné

O primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, sempre anunciou que o seu executivo seria composto essencialmente por "tecnocratas", mas na realidade acabou por formar um Governo com os chamados "pesos pesados" do PAIGC e figuras da oposição que apoiaram a sua campanha eleitoral.

Baciro Djá, antigo ministro da Defesa e diretor nacional da campanha eleitoral do PAIGC nas eleições gerais de abril e maio passados, é o número dois do Governo, sendo ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Daniel Gomes, que já integrava o Governo de transição, fica novamente com a pasta dos Recursos Naturais, e Botche Candé, coordenador do partido para a província leste é o novo ministro da Administração Interna.

Novamente ministra da Educação Nacional, a poetisa e escritora guineense Odete Semedo é uma conhecida militante do PAIGC, integrando sempre as áreas da redação nas reuniões do partido.

O porta-voz do partido, João Bernardo Vieira, é chamado a ocupar a pasta dos Transportes e Comunicações, na qualidade de secretário de Estado, enquanto Tomas Barbosa, que foi mandatário eleitoral de Domingos Simões Pereira, é agora secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desporto. As duas secretarias de Estado ficaram sob tutela direta do primeiro-ministro.

Ainda das fileiras do PAIGC, integram o Governo José António de Almeida (ministro das Obras Publicas, Construção e Urbanismo), Valentina Mendes (ministra da Saúde), Bilony Nhasse (Secretária de Estado da Mulher, Família e Coesão Social), José Djo (secretário de Estado do Tesouro), Idelfrides Fernandes (secretário Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades) e Barros Banjai (secretário Estado do Ambiente).

O novo ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, não é militantes do PAIGC, mas é um quadro guineense que até aqui estava em missão no Banco Mundial em projetos ligados ao setor da Educação.

O Partido da Renovação Social (PRS) tem seis elementos no Governo, três ministros e outros tantos secretários de Estado, a União para Mudança (UM) um elemento, o Partido Unido Social-Democrata (PUSD) também um e o Partido da Convergência Democrática (PCD) outro elemento.

O Governo é integrado por 16 ministros e 15 secretários de Estado, sendo que seis membros são mulheres, das quais cinco são ministras (Defesa, Educação Nacional, Saúde, Mulher e Coesão Social, Justiça e Orçamento e Assuntos Fiscais).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório