Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Graça Machel anuncia fim do luto por Mandela

A organização não-governamental Graça Machel Trust, com sede na África do Sul, anunciou que a sua fundadora terminou o luto pela morte de Nelson Mandela e vai voltar ao ativismo social em defesa das crianças e das mulheres.

Graça Machel anuncia fim do luto por Mandela
Notícias ao Minuto

12:43 - 30/06/14 por Lusa

Mundo África do Sul

Em comunicado enviado no fim de semana à Lusa, a Graça Machel Trust, que a moçambicana fundou na África do Sul, anuncia que a viúva do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela terminou o período de luto e vai voltar a abraçar as causas sociais por que se vem batendo há vários anos.

Apesar de ter aparecido em alguns eventos em Moçambique, após a morte do seu marido, Nelson Mandela, em 05 de dezembro, Graça Machel vinha oficialmente observando um "retiro" da vida pública desde o desaparecimento do líder da resistência antiapartheid e primeiro Presidente negro da história da África do Sul.

"Depois de seis meses de retiro, em luto pela morte do Presidente Rolihlahla Nelson Mandela, a senhora Graça Machel vai agora voltar ao seu papel ativo como uma defensora global dos direitos das mulheres e das crianças", diz a nota de imprensa da Graça Machel Trust.

Citada na nota de imprensa, a ativista social refere que o seu sonho é ver o Hospital para as Crianças Nelson Mandela, idealizado pelo antigo Presidente sul-africano, tornar-se realidade e continuar a luta pelo acesso das mulheres africanas às oportunidades económicas, políticas e sociais.

"Tive a sorte de encontrar em Madiba (o nome de clã de Nelson Mandela) um parceiro e companheiro na defesa dos direitos das crianças e das mulheres. Sou inspirada pelo seu rico legado, que promove justiça, compaixão e solidariedade", diz, no comunicado, Graça Machel, que foi antes casada com o primeiro Presidente moçambicano, Samora Machel, morto num desastre aéreo, em 1986.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório