AO MINUTO
topo
A caminho de Machu Picchu! por: Vippy.tv

Crime Julgamento de Renato Seabra chega ao fim

Um ano e dez meses depois do crime, que vitimou o cronista Carlos Castro, o julgamento do caso termina esta semana. A última testemunha vai ser ouvida terça-feira, estando previstas as alegações finais para o dia seguinte. Esta será a última oportunidade de convencer o júri da inocência ou culpa do jovem português, Renato Seabra.
Mundo
Julgamento de Renato Seabra chega ao fim Julgamento de Renato Seabra chega ao fim Julgamento de Renato Seabra chega ao fim
DR

O Diário de Notícias (DN) lembra, esta segunda-feira, que está a chegar ao fim do julgamento do jovem português, Renato Seabra, acusado da morte do cronista Carlos Carlos.

PUB

A última testemunha do caso, o psiquiatra Roger Harris, termina terça-feira o seu depoimento. Sendo “muito improvável” que a procuradora chame testemunhas de refutação, a acusação e defesa deverão seguir para as alegações finais, logo no dia seguinte [quarta-feira].

No final, 12 jurados norte-americanos, que terão oportunidade de rever provas e reler depoimentos, vão responder apenas a uma pergunta: Renato Seabra tinha, ou não, consciência da natureza e consequência dos seus actos durante o crime. A decisão tem de ser unanime. Este processo pode demorar apenas uns minutos ou semanas. Ainda assim, não se espera uma decisão demorada.

Se Renato Seabra for considerado culpado, terá de cumprir uma pena de prisão, entre os 15 e 25 anos, a perpétua. No final, o jovem português será ouvido por uma comissão que determina se deve ou não ser libertado.

Caso seja declarado inimputável, Renato Seabra será admitido numa instituição psiquiátrica por um período de encarceramento indeterminado, sendo libertado quando os especialistas decidirem que já não representa uma ameaça para a sociedade.

As probabilidades estão do lado da acusação, visto que a alegação de insanidade é usada em 1% dos casos judiciais americanos e só em 26% é bem sucedida.

Regras de conduta dos comentários
PUB
Os principais destaques todos os dias no seu email.
Preencha correctamente o seu Email.
PUB
PUB
RECOMENDAMOS PARA SI Era o raspanete de uma vida mas o pai desmanchou-se a rir