Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

"Proteínas de origem animal podem ativar cancro"

O alerta foi dado por Colin Campbell, professor e mentor de um estudo sobre nutrição. Para este académico, os produtos processados e de origem animal aumentam os riscos de contração de doenças, entre elas o cancro e a osteoporose. Por seu turno, explicou em entrevista ao Público, comer vegetais e cereais integrais pode mesmo ajudar a desativar algumas doenças.

"Proteínas de origem animal podem ativar cancro"
Notícias ao Minuto

12:38 - 19/06/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Colin Campbell

Tem 80 anos, pratica desporto e há trinta que abdicou de alimentos processados e de origem animal. Tudo pelo seu bem-estar e saúde.

Colin Campbell esteve em Lisboa para falar do seu mais recente estudo e deixou alguns alertas sobre a alimentação que se pratica no mundo. Para o professor de Bioquímica Nutricional, aquilo que comemos é cada vez mais um espelho do que somos e do que poderemos vir a ser, e exemplo disso são as doenças degenerativas modernas, cada vez mais frequentes e resultantes da má alimentação.

“Há evidências científicas que nos dizem que, se comermos alimentos de origem animal [como carne, peixe, ovos e leite], aumentamos o risco de ter essas doenças. As pessoas são mais saudáveis e vivem mais tempo se optarem por dietas com menos proteínas de origem animal e mais antioxidantes”, explicou.

Campbell destacou ainda que ingerir alimentos derivados de animal aumentam ainda os riscos de “doenças cardiovasculares, diabetes”.

“De acordo com as minhas pesquisas, com mais proteínas de origem animal podemos ativar o cancro e, com proteínas de origem vegetal, desativá-lo”, disse, salientado que devem ainda ser excluídos da dieta todos os alimentos processados, principalmente os “bolos de pastelaria, com muito açúcar”.

Para o professor, as pessoas devem optar também por “legumes, ervilhas, feijão” e comer “muitos vegetais coloridos, como cenouras”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório