Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 1.800 imigrantes socorridos pela Marinha italiana

As autoridades marítimas italianas socorreram no sábado 1.812 imigrantes em águas do estreito da Sicília, informou hoje a Marinha italiana em comunicado.

Mais de 1.800 imigrantes socorridos pela Marinha italiana
Notícias ao Minuto

15:10 - 15/06/14 por Lusa

Mundo Canal

Os trabalhos de resgate duraram toda a noite e foram levados a cabo por navios italianos integrados no dispositivo de salvamento em alto mar, "Mare Nostrum", colocado em marcha depois da tragédia de Lampedusa de 03 de outubro do ano passado, na qual perderam a vida mais de 300 pessoas, acrescentou a nota.

De acordo com a marinha, a fragata "Scirocco" intercetou no sábado uma pequena embarcação de madeira com 104 homens a bordo.

O patrulheiro "Orione" socorreu uma embarcação com o mesmo número de pessoas, 92 da quais homens e 12 mulheres, assim como uma outra que transportava 317 imigrantes ilegais, dos quais 25 eram menores de idade e quatro recém-nascidos.

A corveta "Chimera" ajudou uma embarcação com 592 imigrantes, enquanto o navio "Diciotti" prestou assistência a um barco com 407 tripulantes, acrescentou o texto.

Ainda durante o dia de sábado, advertidos por um avião português pertencente ao dispositivo europeu da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados Membros da União Europeia (Frontex), a Marinha socorreu a mais 288 imigrantes, que foram transportados para o porto de Reggio Calabria (no sul).

A ilha italiana da Sicília é, atualmente, a que recebe mais imigrantes por parte das forças marítimas que, depois de socorrerem os indocumentados em alto mar, os transportam para território italiano.

A última chegada de imigrantes à Sicília aconteceu hoje de manhã, quando um navio da Marinha desembarcou em Palermo 777 imigrantes que tinham naufragado nos últimos dias quando tentavam atingir terra europeia a partir do norte de África.

Nesta embarcação viajavam também os 39 sobreviventes do naufrágio da passada sexta-feira junto à costa da Líbia, que causou a morte a dez pessoas, entre as quais sete mulheres, cujos corpos também foram transportados pelo navio.

A Marinha está ainda à procura dos corpos dos cerca de 50 desaparecidos neste naufrágio a 40 milhas da costa da Líbia, já que, segundo indicaram os sobreviventes, na embarcação viajavam 98 pessoas no momento do incidente.

Segundo os órgãos de comunicação locais, a Sicília já recebeu este ano 39.000 imigrantes, 97% dos quais ilegais.

O ministro do Interior italiano, Angelino Alfano, voltou no sábado a exigir um maior compromisso por parte da União Europeia ou interromperá a operação "Mare Nostrum", que custa aos cofres italianos cerca de quatro milhões de euros por mês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório