Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Bruxelas quer avaliar inspeções da segurança no trabalho

A Comissão Europeia apresentou hoje, em Bruxelas, um novo Quadro Estratégico para Saúde e a Segurança no Trabalho, a vigorar até 2020, que inclui medidas como a avaliação do desempenho das inspeções nacionais.

Bruxelas quer avaliar inspeções da segurança no trabalho
Notícias ao Minuto

11:50 - 06/06/14 por Lusa

Mundo Comissão Europeia

A avaliação do desempenho das inspeções nacionais do trabalho é uma das medidas propostas para melhorar o controlo do cumprimento da legislação pelos Estados-membros.

O quadro estratégico inclui ainda o objetivo de uma maior consolidação das estratégias nacionais de saúde e segurança, nomeadamente através de coordenação política.

A simplificar a legislação em vigor, sem prejuízo para o nível de proteção da saúde e da segurança dos trabalhadores na União Europeia (UE), é outra meta identificada.

Bruxelas pretende ainda responder a desafios como a melhoria da prevenção de doenças.

O quadro estratégico pretende ainda ter em conta o envelhecimento da mão de obra europeia e melhorar a aplicação das regras em vigor.

"Todos os anos, mais de três milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho graves e 4.000 sofrem acidentes mortais", disse o comissário europeu do Emprego, László Andor, que sublinho o empenho de Bruxelas "na melhoria permanente das condições de trabalho na UE".

O quadro estratégico será objeto de revisão em 2016, a fim de fazer um balanço da sua implementação e ter em conta os resultados da avaliação global, atualmente em curso, da legislação da UE em matéria de saúde e segurança no trabalho, que estarão disponíveis até ao final de 2015.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório