Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Encontrados 800 esqueletos de recém-nascidos perto de convento

Cerca de 800 esqueletos de recém-nascidos foram encontrados numa cuba de betão ao lado de um antigo convento católico da cidade de Tuam, na Irlanda, onde jovens grávidas e solteiras foram recebidas entre 1925 e 1961.

Encontrados 800 esqueletos de recém-nascidos perto de convento
Notícias ao Minuto

11:09 - 04/06/14 por Lusa

Mundo Irlanda

"Alguém mencionou a existência de um cemitério para recém-nascidos, mas aquilo que encontrei foi mais que isso", declarou a historiadora Catherine Corless.

Ao efetuar pesquisas nos arquivos de um antigo convento de Tuan (oeste da Irlanda), atualmente divido em lotes, a historiadora encontrou notas sobre a morte e enterro, sem caixão nem pedra tumular, de 796 recém-nascidos.

William Joseph Dolan, familiar de uma criança que viveu na instituição, apresentou uma queixa para perceber o que se passou na época.

Num outro escândalo, entre 1922 e 1996, mais de dez mil mulheres jovens e mulheres trabalharam gratuitamente em lavandarias exploradas comercialmente por religiosas católicas na Irlanda.

Conhecidas como "Magdalene Sisters" (Irmãs de Madalena), as mulheres tinham engravidado fora de um casamento ou tinham comportamentos considerados imorais, num país de forte tradição católica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório