Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Associação de apoio à comunidade LGBT entrega carta para Cavaco

A Associação Arco-Íris entregou hoje no Consulado Geral de Portugal para Macau e Hong Kong uma carta endereçada ao Presidente Cavaco Silva apelando à igualdade de direitos no que respeita ao casamento gay dos cidadãos portugueses residentes em Macau.

Associação de apoio à comunidade LGBT entrega carta para Cavaco
Notícias ao Minuto

11:03 - 15/05/14 por Lusa

Mundo Macau

Na carta dirigida ao Presidente português, a associação de Macau defende que os cidadãos portugueses residentes no território "têm o direito inalienável de gozar dos mesmos direitos dos seus compatriotas", e, por isso, recorrem a este meio para pedir "o apoio do Governo da República portuguesa".

A associação pede que Cavaco Silva promova "junto do Governo da Região Administrativa Especial de Macau a adoção da legislação que reconheça o casamento entre pessoas do mesmo sexo, conformando-a com a tendência do Ocidente a favor da evolução dos direitos da comunidade Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero (LGBT) e dos direitos humanos", lê-se.

"Sabemos que o Presidente português é conservador no que se refere ao casamento gay", disse Jason Chao, porta-voz da associação, "mas como figura da República Portuguesa ele [Cavaco Silva] é obrigado a defender os direitos dos cidadãos", concluiu.

Além do pedido de apoio ao Presidente, a associação pede também que sejam "envidados esforços" para que os titulares de cidadania portuguesa residentes em Macau tenham acesso às "informações relevantes nesta matéria" no consulado ou em Portugal.

Cavaco Silva estará em Macau no sábado e no domingo, no final de uma visita oficial de uma semana à China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório