Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Detidos jovens em manifestação pela liberdade de imprensa

Oito jovens foram hoje detidos pela polícia na Praça da Independência, em Luanda, quando pretendiam assinalar o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, e deixados horas depois a mais de 60 quilómetros, disse à Lusa um dos manifestantes.

Detidos jovens em manifestação pela liberdade de imprensa
Notícias ao Minuto

19:28 - 03/05/14 por Lusa

Mundo Luanda

Manuel Nito Alves acrescentou que os oito foram obrigados a subir para uma viatura da polícia quando tentavam entrar na base do monumento ao primeiro Presidente angolano, António Agostinho Neto, para se manifestarem a favor da transmissão em direto dos debates da Assembleia Nacional na comunicação social.

"Agarraram-nos e bateram-nos com porretes. Fomos deixados no Calumbo, no município de Viana e acusaram-nos de só querermos criar confusão em Angola", disse Nito Alves à Lusa.

Antes de serem deixados no Calumbo, que dista mais de 60 quilómetros de Luanda, os agentes da polícia ameaçaram de morte os oito jovens, acrescentou Nito Alves.

Antes da detenção, a Lusa testemunhou a presença de um forte contingente policial na Praça da Independência, com dezenas de agentes da polícia, incluindo efetivos da Polícia de Intervenção Rápida e de um helicóptero a sobrevoar a zona.

Nito Alves, de 17 anos, tornou-se a 12 de setembro de 2013 uma figura conhecida entre os meios da oposição ao regime ao ser preso pela polícia e acusado de "ultraje" ao Presidente José Eduardo dos Santos.

Em causa estava a impressão pelo ativista de camisolas que deveriam ser utilizadas na manifestação de 19 de setembro, e em que José Eduardo dos Santos era apresentado como "ditador repugnante".

Após dois meses de detenção, o menor viria a ser libertado em novembro, aguardando a marcação do seu julgamento.

A Lusa tentou obter um comentário da porta-voz da Polícia Nacional angolana, mas o comissário Aristófanes dos Santos esteve sempre indisponível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório