Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

John Kerry alerta para risco de genocídio no Sudão do Sul

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, alertou hoje para o risco de genocídio no Sudão do Sul se os conflitos inter-étnicos em curso há quatro meses não forem terminados.

John Kerry alerta para risco de genocídio no Sudão do Sul
Notícias ao Minuto

17:36 - 01/05/14 por Lusa

Mundo Conflito

"Há indicadores extremamente perturbadores da ocorrência de assassínios étnicos, tribais, nacionalistas que, se prosseguirem, representarão um desafio muito sério à comunidade internacional em matéria de genocídio", disse o chefe da diplomacia norte-americana à imprensa em Adis Abeba.

"Os responsáveis por assassínios com base na etnia ou na nacionalidade devem ser levados perante a justiça e nós estamos a avaliar (a imposição de) sanções contra os que cometem violações dos direitos humanos", acrescentou.

O conflito armado entre os apoiantes do presidente sul-sudanês Salva Kiir e os do antigo presidente Riek Machar iniciou-se a 15 de dezembro e já fez milhares de mortos.

John Kerry advertiu também para o risco de fome no país, na sequência do alerta lançado na quarta-feira por responsáveis da ONU em visita a Juba, a capital do país criado em 2011.

"Devemos tentar impedir uma fome de grande escala em resultado da violência", disse Kerry.

O responsável pela diplomacia dos Estados Unidos iniciou hoje na Etiópia uma digressão por vários países africanos que o vai levar também à República Democrática do Congo e a Angola.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório