Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Centenas de civis sul-sudaneses mortos por motivos étnicos

Tropas ligadas ao antigo vice-presidente sul-sudanês Riek Machar, que lutam desde meados de dezembro contra o exército governamental, massacraram este mês centenas de civis por motivos étnicos na localidade de Bentiu, anunciou hoje a ONU.

Centenas de civis sul-sudaneses mortos por motivos étnicos
Notícias ao Minuto

13:43 - 21/04/14 por Lusa

Mundo ONU

As forças pró-Machar mataram mais de 200 pessoas numa mesquita e várias outras numa igreja, em edifícios evacuados pela ONU e no hospital de Bentiu, capital do Estado petrolífero de Unity, no norte, tomada a 15 de abril às tropas fieis ao presidente sul-sudanês Salva Kiir, indicou a ONU num comunicado.

Quando as tropas de Riek Machar "tomaram Bentiu (...) revistaram determinados locais onde centenas de civis sul-sudaneses e estrangeiros se tinham refugiado e mataram centenas destes civis depois de terem determinado a sua etnia ou nacionalidade", explica a Missão da ONU no Sudão do Sul (MINUSS).

Ao conflito que resulta de uma luta interna ao regime entre Kiir e Machar junta-se o antagonismo étnico entre os povos dinka e nuer, a que pertencem respetivamente os dois homens.

Os combates que causaram milhares de mortos desde o início do conflito a 15 de dezembro são acompanhados com regularidade por massacres de caráter étnico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório