Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Parlamento Europeu envia delegação à Venezuela

O Parlamento Europeu (PE) vai enviar em breve uma delegação à Venezuela, para analisar a crise no país, anunciou a líder política opositora venezuelana Maria Corina Machado.

Parlamento Europeu envia delegação à Venezuela
Notícias ao Minuto

06:05 - 20/04/14 por Lusa

Mundo Diplomacia

"O PE confirmou a decisão de enviar uma delegação à Venezuela para constatar 'in situ' a violação dos Direitos Humanos e princípios democráticos", escreveu Corina Machado na sua conta na rede social 'Twitter'.

Maria Corina Machado visitou as instituições europeias na semana passada e participou numa sessão do PE em que expôs as suas queixas de alegados casos de violações aos direitos humanos na Venezuela.

"Assisti a uma reunião do PE como deputada venezuelana, representante de um povo decidido a conquistar a democracia e a liberdade (...). Os deputados europeus estão esclarecidos sobre a situação na Venezuela, reiteraram maciçamente o apoio à luta pela democracia e os direitos humanos", diz a opositora venezuelana numa outra mensagem.

A ida de Corina Machado ao PE foi vista por eurodeputados do Partido Socialista espanhol e da Esquerda Unida, como uma tentativa de envolver aquele organismo em ações contra o Governo do presidente venezuelano, Nicolas Maduro.

"Denunciamos perante a opinião pública internacional a tentativa de buscar apoio no PE e as manobras golpistas contra o legítimo Governo democrático da Venezuela", afirmaram num comunicado os eurodeputados Vicente Garcés, Dolores García Hierro, Andrés Perelló, Willy Meyer e Gianni Vattimo.

Segundo o presidente do parlamento venezuelano, Diosdado Cabello, a opositora Maria Corina Machado foi afastada do cargo, a 26 de março último, por aceitar deslocar-se à Organização de Estados Americanos a convite do Panamá, como alegada embaixadora alterna, para expor várias queixas contra o Governo venezuelano.

Impedida de aceder ao parlamento Maria Corina Machado continua a insistir que é deputada eleita pelo povo e que "na Venezuela há uma ditadura brutal que reprime e que pretende, com esses atos, aterrorizar e silenciar as vozes dos dirigentes de todos os setores".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório