Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Hollande anuncia libertação de quatro jornalistas raptados na Síria

Quatro jornalistas franceses que estavam capturados na Síria há quase um ano foram libertados e estão "de boa saúde", disse hoje o presidente da França, François Hollande, citado pela AFP.

Hollande anuncia libertação de quatro jornalistas raptados na Síria
Notícias ao Minuto

10:30 - 19/04/14 por Lusa

Mundo França

Numa declaração enviada à agência noticiosa francesa, o chefe de Estado francês afirmou que "foi informado com grande alívio, esta manhã, da libertação dos quatro jornalistas franceses".

O Presidente acrescenta que os quatro estão "de boa saúde apesar das condições adversas em que estiveram" e que regressarão a França "nas próximas horas".

Edouard Elias, Didier François, Nicolas Hénin e Pierre Torres foram raptados na Síria há quase um ano.

Os soldados turcos encontraram os quatro homens abandonados na fronteira com a Síria na madrugada de sábado, com os olhos tapados e com as mãos atadas, de acordo com a agência de notícias turca, Dogan.

No início, os soldados turcos pensaram tratar-se de contrabandistas, mas ao levarem-nos para a esquadra de polícia, perceberam que falavam francês.

As imagens na televisão mostravam os quatro jornalistas ainda despenteados, com barba e cabelo comprido, mas aparentando estar de boa saúde.

"Estou muito contente de estar livre. Acabámos de vir da Síria", disse Didier François, que aproveitou para agradecer às autoridades turcas: "Queremos agradecer às autoridades turcas, porque realmente ajudaram-nos; é muito bom estar livre, ver o sol e poder falar livremente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório