Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Células estaminais embrionárias clonadas a partir de células adultas

Investigadores conseguiram, pela primeira vez, nos Estados Unidos, clonar células estaminais embrionárias humanas a partir de células adultas, um avanço na medicina regenerativa que pode abrir portas ao tratamento de doenças incuráveis, noticiou hoje a agência AFP.

Células estaminais embrionárias clonadas a partir de células adultas
Notícias ao Minuto

06:34 - 19/04/14 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Os cientistas usaram a técnica utilizada pelo investigador Shoukhrat Mitalipov, o primeiro a criar, em 2013, células estaminais embrionárias humanas a partir de células da pele, recorrendo à clonagem. Contudo, neste caso, o processo foi feito com o ADN (material genético) de um bebé com 8 meses.

As células estaminais embrionárias são as únicas capazes de se diferenciar em todos os tipos de células e de se multiplicar.

A nova experiência, cujos resultados foram publicados na quinta-feira na edição digital da revista Cell Stem Cell, foi realizada na Califórnia com as células de dois homens, de 35 e 75 anos.

As células estaminais embrionárias clonadas - criadas através da junção de uma célula da pele adulta com uma célula de um ovócito "despida" do seu material genético - eram geneticamente idênticas às dos dadores.

A esperança da equipa de investigadores, liderada por Robert Lanza, responsável científico da empresa de biotecnologia Advanced Cell Technology, é que as células estaminais embrionárias humanas clonadas possam ser usadas na regeneração de órgãos danificados por doenças como o cancro ou a Alzheimer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório