Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Tropas russas perto da fronteira ucraniana

Tropas russas encontram-se perto da fronteira ucraniana, devido à situação na Ucrânia, afirmou hoje um porta-voz do Kremlin à televisão Rossia 1.

Tropas russas perto da fronteira ucraniana
Notícias ao Minuto

20:41 - 18/04/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

"Temos tropas em diferentes regiões, e há tropas perto da fronteira ucraniana. Algumas estão estacionadas, outras foram enviadas como reforço, devido à situação na Ucrânia", declarou Dmitri Peskov, sem avançar o número.

Segundo países ocidentais, a Rússia mobilizou 40 mil soldados para a fronteira ucraniana.

"A Rússia é um Estado absolutamente soberano e é livre de estacionar tropas, sem nenhuma limitação, em qualquer ponto do seu território", frisou o mesmo porta-voz do Kremlin.

Dmitri Peskov referiu que a Rússia recusa-se a ser a única responsável pelo respeito do acordo de Genebra sobre a Ucrânia e considerou inaceitáveis as ameaças de novas sanções norte-americanas.

"Os nossos colegas ocidentais esforçam-se por lançar a responsabilidade mais sobre o nosso lado. Mas é necessário sublinhar: é uma responsabilidade coletiva", disse, ao mesmo canal televisivo, considerando a ameaça de sanções norte-americanas "um discurso absolutamente inaceitável".

O acordo de Genebra foi assinado na quinta-feira entre a Rússia, a Ucrânia, a União Europeia e os Estados Unidos e contempla medidas de apaziguamento da crise na Ucrânia.

Os separatistas pró-russos do Leste da Ucrânia recusaram-se hoje a submeter-se aos termos do acordo, que prevê, nomeadamente, a deposição de armas e a evacuação de edifícios ocupados, e exigem a saída do poder pró-europeu de Kiev.

Na quinta-feira, os Estados Unidos manifestaram reservas sobre as medidas previstas no acordo e ameaçaram a Rússia com novas sanções.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório