Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Juiz ordena informações pormenorizadas sobre prisões secretas da CIA

O juiz militar de Guantánamo ordenou ao Governo norte-americano que informe os advogados de defesa sobre as prisões secretas e as técnicas de interrogatórios da CIA, no âmbito do processo em preparação do presumível cérebro do atentado contra o navio USS Cole.

Juiz ordena informações pormenorizadas sobre prisões secretas da CIA
Notícias ao Minuto

06:16 - 18/04/14 por Lusa

Mundo Guantánamo

Numa deliberação publicada hoje no site dos tribunais militares de exceção, e cujo conteúdo foi revelado pelo diário Miami Herald, o juiz James Pohl ordenou que sejam revelados os nomes, datas e locais das prisões secretas da CIA onde o saudita Abd al-Rahim al-Nachiri terá permanecido detido entre a sua prisão em 2002 e a sua transferência para Guantánamo, em 2006.

"A deliberação ordena ao governo o fornecimento de um enorme volume de elementos relacionado com o programa RDI" (Redention, Detention, Interrogation) nas prisões da CIA, declarou à agência noticiosa AFP Rick Kammen, o principal advogado de Nachiri, cujo processo deverá ter início em setembro, em Guantánamo.

Nachiri arrisca a pena de morte pelo atentado no Iémen em 2000 contra o navio de guerra norte-americano USS Cole, que provocou 17 mortos, e contra o petroleiro francês Limburg, que deixou um morto em 2002.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório