Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pinto do Amaral evoca "aliança entre memória e imaginação"

O coordenador do Plano Nacional de Leitura (PNL), Fernando Pinto do Amaral, destacou a "grande aliança ente memória e imaginação" patente na obra de escritor colombiano Gabriel García Márquez, que faleceu hoje com 87 anos.

Pinto do Amaral evoca "aliança entre memória e imaginação"
Notícias ao Minuto

22:32 - 17/04/14 por Lusa

Mundo Óbito

"Era um homem cuja obra reflete muito aquilo que é. Foi beber imenso às memórias da sua família e da sua cultura, que foram as suas fontes de inspiração. Conseguiu uma grande aliança entre memória e imaginação", sustentou o coordenador do PNL, em declarações à agência Lusa.

Como obra, apesar de "Cem anos de solidão" ser o livro mais citado, Fernando Pinto do Amaral aconselhou "O Amor em Tempos de Cólera".

"Destaco sobretudo a obra de Gabriel García Márquez. O escritor morreu, mas a obra fica", sublinhou.

"Cem anos de solidão" é uma das obras recomendadas para o Ensino Secundário pelo PNL, assim como "Os Funerais da Mamã Grande".

O escritor colombiano e Nobel da Literatura Gabriel García Márquez morreu hoje na Cidade do México.

O autor de "Cem anos de solidão" foi distinguido com o Nobel da Literatura, em 1982, e não publicava desde 2010, quando foi dado à estampa "Yo no vengo a decir un discurso" ("Eu não venho dizer um discurso").

"Memória das minhas putas tristes", editado em 2004, é o último livro de ficção de um autor de causas, que nunca escondeu simpatias políticas, nomeadamente pelo regime cubano de Fidel Castro.

O romance sucedeu a "Do Amor e outros demónios", publicado dez anos antes.

"Amor em tempos do cólera", "Crónica de uma morte anunciada", "O general no seu labirinto" e "Ninguém escreve ao coronel" são outros títulos emblemáticos do escritor.

Na passada segunda-feira, a mulher e os filhos do escritor colombiano emitiram um comunicado, no qual afirmavam que o estado de saúde do escritor era "muito frágil", havendo "risco de complicações".

Gabriel García Márquez regressara a casa no início do mês, depois de uma hospitalização que durou uma semana, por uma infeção pulmonar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório