Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Nova aliança luso-chinesa de inovação tecnológica estreou-se

A recém-criada Aliança de Clusters Portugal-China, uma rede de inovação tecnológica que associa empresas e centros de investigação, realizou hoje o primeiro seminário em Pequim, com a participação de quatro companhias portuguesas.

Nova aliança luso-chinesa de inovação tecnológica estreou-se
Notícias ao Minuto

10:34 - 17/04/14 por Lusa

Mundo Pequim

"É um projeto muito interessante, financiado pelo Governo português, que vai permitir ter uma plataforma online de colaboração entre clusters portugueses e chineses", disse Sara Medina, diretora da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), empresa de consultoria estabelecida há mais de uma década na China.

Lançada no mês passado na Universidade de Aveiro, que é também um dos parceiros do projeto, a Aliança de Clusters Portugal-China (CPC Alliance, a sigla oficial em inglês) visa sobretudo "desenvolver novos produtos e serviços", "apoiar a internacionalização das empresas" e "explorar novos mercados".

Segundo Sara Medina, energia, mobilidade, transportes, biotecnologia e indústria farmacêutica são "áreas de grande interesse para a China" e em "podem existir oportunidades concretas de colaboração" entre empresas dos dois países.

O primeiro seminário da CPC Alliance em Pequim decorreu no âmbito de uma "Convenção Internacional sobre Transferência de Tecnologia" organizada pelo ministério chinês da Ciência e Tecnologia, com especialistas e empresários de mais de trinta países.

Além da SPI, que coordena o projeto participaram responsáveis de três empresas portuguesas; Alert, empresa de Vila Nova de Gaia especializada em software para a área da saúde e gestão hospitalar; a STI Tecnologia (sistemas e técnicas industriais), que opera no setor agroalimentar, e a Produtech (Pólos da Tecnologias de Produção).

A delegada local da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AIECP), Alexandra Leite, participou também no seminário.

Para a CPC Alliance, "o conceito de cluster tem grande significado para a competitividade económica" e permite "criar sinergias entre companhias e instituições associadas, melhorar a coordenação de iniciativas e disseminar as melhores práticas".

O projeto integra centros de inovação do ministério chinês da Ciência e Tecnologia e da Universidade Qinghua e o próprio Parque de Ciência de Zhongguanchun, área do noroeste de Pequim conhecida como "a Silicon Valley da China".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório