Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Aumenta para quatro número de mortos do naufrágio

As autoridades sul-coreanas confirmaram hoje a morte de quatro pessoas no naufrágio de um navio a sudoeste do país, com 462 passageiros a bordo, a maioria estudantes do ensino médio que iam de férias.

Aumenta para quatro número de mortos do naufrágio
Notícias ao Minuto

16:58 - 16/04/14 por Lusa

Mundo Coreia do Sul

Funcionários de agências governamentais de resgate disseram que 174 pessoas foram já recuperadas, mas outras 284 continuam desaparecidas, pelo que há receios de que o número de mortos aumente, referem as agências noticiosas.

Um alto funcionário da equipe de resgate, Cho Yang-Bok, reconheceu haver poucas hipóteses de sobrevivência das pessoas que ainda se encontram na água, mas um porta-voz da Guarda Costeira assegurou: "Nós não vamos desistir, embora a situação seja extremamente preocupante".

O acidente aconteceu cerca das 09:00 locais (01:00 em Lisboa) a 20 quilómetros da ilha de Byeongpyung e entre os passageiros 325 seriam estudantes universitários que estavam a realizar uma viagem organizada pelas suas instituições de ensino, revelou a agência Yonhap.

O número correto de passageiros do navio é também ainda uma incógnita, dado que várias fontes apontam para números diferentes que variam entre os 350 passageiros, nas primeiras notícias do acidente, e quase 480 pessoas.

Com ajuda de mais de uma dezena de helicópteros, muitos dos sobreviventes foram socorridos por embarcações de pesca ou comerciais que circulavam próximo do local antes de uma flotilha de guarda costeira e da marinha chegar.

O vice-ministro da segurança e da administração pública sul-coreana, Lee Gyeong-Og, disse que 178 mergulhadores, incluindo uma equipa da marinha da Coreia do Sul estavam a trabalhar no local, mas a visibilidade baixa e fortes correntes de água prejudicaram a operação.

A marinha norte-americana também enviou um navio para auxiliar nas buscas.

Ainda não se conhece a verdadeira causa do acidente, mas um estudante que se encontrava no navio disse ter ouvido "um grande som a bater o barco e, de repente, a embarcação começou a inclinar-se".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório