Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Putin nomeia Aksyonov para cargo de governador interino da Crimeia

O Presidente russo, Vladimir Putin, nomeou hoje o atual primeiro-ministro da Crimeia, o pró-russo Sergei Aksyonov, para o cargo de governador interino da península, mais um passo para a integração da região na Federação Russa.

Putin nomeia Aksyonov para cargo de governador interino da Crimeia
Notícias ao Minuto

19:32 - 14/04/14 por Lusa

Mundo Ucrânia

Sergei Aksyonov, que é o primeiro-ministro em exercício desde o início das movimentações separatistas na república autónoma ucraniana, em finais de fevereiro passado, irá ocupar o cargo de governador até à realização de eleições, de acordo com um decreto divulgado na página na Internet da presidência russa (Kremlin).

O anterior primeiro-ministro da Crimeia, Anatoli Mohilyov, foi destituído depois de homens armados terem tomado de assalto o edifício do conselho de ministros. Posteriormente, os deputados do parlamento autónomo da Crimeia designaram Sergei Aksyonov, de 41 anos, para o cargo de primeiro-ministro.

Líder da Unidade Russa - partido da Crimeia que anteriormente obtinha fracos resultados nas urnas -- Sergei Aksyonov tornou-se um dos defensores mais acérrimos da integração da península na Federação Russa e foi um dos organizadores do polémico referendo de 16 de março, no qual mais de 90% dos eleitores do território aprovaram a reunificação com a Rússia.

Aksyonov é um dos responsáveis pró-russos que constam na lista de sanções impostas pela União Europeia (UE) e pelos Estados Unidos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório