Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Redução de enzima pode ajudar a tratar diabetes

A diminuição dos níveis de uma enzima pode ajudar nos tratamentos contra a obesidade e a diabetes tipo 2, conclui um estudo com ratinhos publicado hoje na revista Nature.

Redução de enzima pode ajudar a tratar diabetes
Notícias ao Minuto

20:33 - 09/04/14 por Lusa

Mundo Saúde

A investigação, conduzida por equipas da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, concentrou-se em reduzir a enzima Nicotinamida N-Metiltransferase, que se encontra principalmente no fígado, e em analisar a sua influência na obesidade e na diabetes tipo 2.

A dupla de cientistas Barbara Kahn e Charles Brenner observou que, ao diminuir os níveis da enzima com medicamentos conhecidos como oligonucleótidos antissentido, os ratinhos obesos e diabéticos ficaram com menos 47 por cento de massa gorda e ganharam 15 por cento de massa magra, ao mesmo tempo que melhoraram a sua tolerância à glicose.

Segundo a equipa, a redução da enzima Nicotinamida N-Metiltransferase em ratinhos, que a tinham em elevadas concentrações no fígado e no tecido adiposo branco, fez com que os roedores ficassem mais magros quando ingeriam uma dieta com alto teor de gordura e mais protegidos de consequências da obesidade como a intolerância à glicose.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório