Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Animais de zoo ucraniano "à beira de morrerem à fome"

O Jardim Zoológico de Kharkiv, na Ucrânia, passa por momentos muito difíceis com os cerca de seis mil animais que ali vivem à beira de morrerem à fome por falta de verbas.

Animais de zoo ucraniano "à beira de morrerem à fome"
Notícias ao Minuto

12:06 - 09/04/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Crise

Ativistas e cidadãos ucranianos estão a lutar pela sobrevivência dos cerca de seis mil animais que vivem no Jardim Zoológico de Kharkiv, na Ucrânia.

De acordo com o The Telegraph, desde janeiro que o governo de Kiev tem desviado os fundos até aqui direcionados à instituição, tudo devido à crise que o país atravessa.

Numa carta enviada ao primeiro-ministro ucraniano, o diretor do jardim zoológico, Alexey Grigoriev explicou que os animais estão “à beira de morrer à fome”.

“Os nossos animais não estão a lutar por poder, eles não partilham os ideais políticos de ninguém, eles apenas querem viver”, pode ler-se na carta citada pelo The Telegraph.

Depois de tornada pública a situação preocupante do jardim zoológico, várias pessoas uniram-se na luta pela sobrevivência dos animais e doaram grandes quantidades de comida e até de dinheiro para ajudar a instituição.

A campanha sensibilizou inclusive um empresário sul-africano que mora na Ucrânia e que contactou uma organização para recolher fundos para que o Jardim Zoológico consiga garantir, pelo menos, a compra de alimentos.

Este não é, contudo, caso único. O jardim zoológico privado do antigo presidente ucraniano está abandonado desde que, em fevereiro, Viktor Yanukovych abandonou o país. Os animais não têm o que comer e alguns foram, inclusive, roubados por saqueadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório