Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Donetsk em risco de se tornar a próxima Crimeia

“Com o objetivo de criar um Estado popular, legítimo e soberano, proclamo a criação do Estado da República Popular de Donetsk”. Assim foi anunciada, pelo porta-voz do movimento de manifestantes pró-russos, que se intitula de Conselho Popular de Donetsk, a intenção de libertar esta região da Ucrânia da soberania de Kiev, avança o The Guardian.

Donetsk em risco de se tornar a próxima Crimeia
Notícias ao Minuto

15:15 - 07/04/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ucrânia

Um conjunto de manifestantes pró-russos declarou esta segunda-feira, de forma unilateral, a independência da região de Donekst, na zona oriental da Ucrânia. Este grupo, que em fevereiro tinha tomado o controlo do Parlamento e de outros edifícios institucionais, tenta desta forma afirmar a sua independência face a Kiev.

Ainda segundo fontes internacionais, o mesmo movimento já terá decidido pela realização de um referendo, que se deverá realizar até 11 de maio, onde os habitantes serão convidados a expressar a sua vontade de permanência à Ucrânia, ou a agregação desta região à Rússia.

Segundo informações veiculadas pela agência de notícias russa ITAR-Tass, o movimento pró-russo já terá, inclusivamente, requisitado ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, o envio de um “contingente militar de manutenção de paz”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório