Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 21º

Europa e EUA congelam bens a dezenas de personalidades russas

A União Europeia decidiu avançar com sanções económicas contra a Rússia, sob a forma de congelamento de ativos e interdição de viagens a 21 personalidades do regime russo, de acordo com o noticiado pelo Diário Económico. Os EUA decretaram, também, sanções contra 11 altos responsáveis russos e ucranianos.

Europa e EUA congelam bens a dezenas de personalidades russas
Notícias ao Minuto

14:03 - 17/03/14 por Notícias ao Minuto

Mundo Crimeia

Na sequência do pedido de anexação à Rússia por parte da Crimeia, a União Europeia (UE) decidiu aplicar sanções económicas a 21 personalidades do regime russo, avança o Diário Económico.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia tomaram essa decisão hoje ao início da tarde, assim como os nomes que integrariam a lista de 21 pessoas a quem os ativos serão congelados e as viagens interditadas.

Catherine Ashton, responsável pelos Assuntos Externos da UE, declarou que a Europa pretende, através destas sanções, dar "o sinal mais duro possível" à Rússia, reafirmando a posição crítica face às suas ações contra a Ucrânia.

Por seu turno, Barack Obama decretou também sanções contra 11 altos responsáveis russos e ucranianos.

Sete altos responsáveis russos figuram entre os visados pelas medidas norte-americanas, nomeadamente o congelamento de bens, indicou a administração norte-americana. Do lado ucraniano, as sanções de Washington abrangem dois líderes separatistas da Crimeia, o Presidente destituído pró-russo Viktor Yanukovich e um conselheiro do antigo governante.

Segundo as autoridades da Crimeia, o referendo realizado ontem obteve 96,77% de votos a favor da reunificação com a Rússia, tendo hoje o parlamento local declarado a independência e pedido a anexação ao território russo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório