Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Qual o ingrediente chave para fazer rir uma criança?

Rir é uma aptidão desenvolvida em idades muito jovens, sendo a alegria da companhia de alguém o fator essencial para que isso aconteça, revela um estudo divulgado pelo The Independent.

Qual o ingrediente chave para fazer rir uma criança?
Notícias ao Minuto

14:06 - 14/03/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estudo

Seja a brincar ao ‘cucu’, a fazer cócegas ou a soprar a barriga do bebé, os pais têm sempre uma técnica para conseguir fazer rir os seus filhos. Mas ninguém havia ainda refletido, pelo menos até ao momento, sobre o porquê de os bebés se rirem destas coisas.

Caspar Addyman, um investigador da Universidade do Desenvolvimento Cognitivo de Londres, decidiu desvendar este mistério. Para tal, pediu a vários pais que lhe enviassem vídeos dos seus filhos a rir e lhe respondessem a uma série de questões sobre o assunto.

O investigador recebeu informações de 1.400 pais, de 25 países, e concluiu que as crianças mostram aptidão para o riso em idades muito jovens. Os rapazes são os que riem mais vezes e, para o investigador, o principal fator para o riso está na simples presença dos pais, que os deixa felizes.

As conclusões de Caspar baseiam-se em exemplos de quando os pais fazem cócegas aos filhos e, muitas vezes, sem sequer lhe tocarem, a criança começa, automaticamente, a rir-se.

O mesmo se aplica aos bonecos, que embora não tenham qualquer reação ou movimento, divertem as crianças pela sua companhia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório