Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

TV britânica BBC3 vai passar a online para reduzir custos

O canal BBC3, que faz parte do grupo de comunicação social público britânico BBC, vai passar a emitir apenas na Internet a partir do próximo ano, com o objetivo de reduzir os custos, confirmou hoje o diretor-geral, Tony Hall.

TV britânica BBC3 vai passar a online para reduzir custos
Notícias ao Minuto

14:02 - 06/03/14 por Lusa

Mundo Crise

A notícia de que o canal BBC3 ia deixar de estar na televisão tinha sido avançada pelos meios de comunicação social britânicos no final de quarta-feira, informação agora confirmada por Tony Hall.

Metade do orçamento da BBC3 irá para as séries emitidas pela BBC One, outro dos canais do grupo, adiantou o diretor-geral, ao detalhar os planos de cortes de custos.

Com esta medida, os custos da BBC3 reduzem-se de 90 milhões de libras anuais (cerca de 109,5 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) para 25 milhões de libras (30,4 milhões de euros), acrescentou Tony Hall, que não descartou novas mudanças na BBC.

Numa mensagem de correio eletrónico enviada aos trabalhadores da BBC, o diretor-geral considerou que a conversão da BBC3 num canal 'online' é a decisão "correta", uma vez que as audiências jovens - público-alvo da BBC3 - são as que têm mais capacidade de adaptação e que estão mais dispostas a mudar um canal de televisão pela Internet.

Um dos responsáveis pela gestão da televisão da BBC, Danny Cohen, apontou que estes planos, que ainda têm que ser aprovados pela Fundação BBC, representam a "maior decisão estratégica" em mais de uma década.

Na mesma altura em que a BBC comunicou oficialmente o fim do BBC3, um grupo de famosos e espetadores do canal iniciaram uma campanha para salvar a sua transmissão convencional e gratuita na plataforma digital gratuita Freeview, satélite ou cabo.

A BBC3 é especializada em séries de comédia e música e, em geral, destinada a um público mais jovem, entre os 16 e 34 anos.

Estas mudanças integram o plano de profundas reestruturações que a BBC tem vindo a desenvolver nos últimos anos.

Também têm surgido algumas notícias de um possível fim para o BBC4, canal que oferece um conjunto de programas em todas as áreas, incluindo documentários, sendo uma alternativa à televisão mais convencional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório