Procurar

Timor-Leste restringe movimento de animais nas áreas urbanas

O governo de Timor-Leste anunciou hoje, em comunicado divulgado à imprensa, que aprovou um decreto-lei para restringir o movimento de várias espécies de animais em áreas urbanas para preservar as condições de higiene e saúde.

Notícias ao Minuto
Lusa
26/02/2014 12:38 ‧ há 11 anos por Lusa

Mundo

Governo

"Ao restringir o livre movimento de animais de várias espécies, o governo pretende preservar as condições higiénicas nas áreas urbanas e periféricas, a saúde pública e o ambiente e minimizar os danos causados pelos animais soltos ou sem qualquer processo de contenção", refere o comunicado, referente à reunião de Conselho de Ministros, realizada terça-feira.

Segundo o governo, o regime de restrição aplica-se às espécies bovina, suína, ovina, caprina, equina e canina.

Na mesma reunião, o governo timorense aprovou os decretos-lei que aprovam o regime de identificação, registo e circulação de animais e o regime de licenciamento de matadouros.

O decreto-lei que aprova o regime de identificação, registo e circulação dos animais pretende "controlar a circulação de animais, impedindo o trânsito ilegal de gado no país", refere o governo.

"O controlo será feito através da regularização do sistema de marcação, identificação e registo dos animais das espécies bovina, equina, suína, ovina e caprina", salienta o documento.

O governo aprovou também o decreto-lei que aprova as condições de higiene e sanitária na preparação, transporte e venda de carne.

"O diploma tem como objetivo corrigir determinadas práticas de venda e transporte de carnes em precárias condições de higiene. Entre outras medidas, prevê-se a instituição de guia de transporte de carnes frescas ou frigorificadas para garantir a origem, genuinidade e salubridade das carnes destinadas ao consumo", refere o documento.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10