Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Oposição foi ameaçada de morte para aceitar acordo

O ministro polaco dos Negócios Estrangeiros, Radoslaw Sikorski, foi apanhado pelas câmaras a avisar um elemento da oposição ucraniana de que o melhor seria aceitarem um acordo ou, disse, “todos vocês morrerão”. A informação é avançada pelo jornal The Telegraph.

Notícias ao Minuto

16:53 - 21/02/14 por Notícias Ao Minuto

Mundo Ucrânia

Radoslaw Sikorski, ministro polaco responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros, foi escutado a avisar um membro da oposição ucraniana de que o presidente do país Yanukovich iria impor a lei marcial, se os manifestantes não apoiassem um acordo.

“Se não assinarem este [acordo], terão a lei marcial, terão o exército. Todos vocês morrerão”, afirmou Sikorski, conforme se vê e ouve nas imagens captadas pelas câmaras.

Curiosamente, conta o jornal The Telegraph, à saída do encontro foi confrontado pelos jornalistas sobre se tinha conseguido convencer a oposição ucraniana a firmar um acordo, Radoslaw Sikorski respondeu apenas como um “não sei”.

Acontece que, os líderes da oposição ucranianos acabaram por assinaram um acordo de paz, intermediado com a União Europeia, com o presidente Viktor Yanukovich, com o objetivo de acabar com a violência e protestos no país, que provocaram dezenas de mortos, e de abrir caminho para eleições antecipadas.

Além do Presidente Viktor Yanukovych participaram nestas negociações com a oposição, representada por três líderes (Vitali Klitschko, Arseni Iatsenuk e Oleg Tiagnibok), os ministros dos Negócios Estrangeiros de França, Alemanha e Polónia e um enviado do Presidente russo, Vladimir Putin. O acordo foi assinado esta tarde no Palácio Presidencial, em Kiev.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório